"Como alguém que chega pela primeira vez a uma cidade cujas ruas não têm nome pode encontrar uma casa apenas com indicações de 'agora à esquerda e agora à direita'?"
O problema permanecia sem solução desde que foi criado em 1970 por uma equipe de matemáticos dirigida pelo professor Binyamin Weiss. A resposta de Trakhtman ao enigma será publicada em breve pelo Jornal Israelense de Matemática, mas já começou a circular entre os especialistas. Um dos que já conhecem a solução é o matemático Stuart Margolis, professor da Universidade Bar-Ilan, que qualificou a resposta de "brilhante, fruto de um cérebro privilegiado", e destacou que seu autor tem uma personalidade "extremamente tímida e modesta". Para detalhes sobre o problema, consulte:
FIGURA PARA O COMENTÁRIO DO RICARDO:
9 comentários:
Não encontrei discussão sobre isso: é possível entrar em um loop que não leva ao destino final. Tu pode andar em círculos seguindo AVVAVVAVV e terminar exatamente onde começou. ?
Olá Ricardo!
Na figura acima é possível sim a combinação AVVAVVAVV . Mas não entendi exatamente o que você perguntou!
Na figura do post, saindo do ponto mais à direita, por exemplo. Da pra andar AVV (passando pelo ponto verde) e voltar pro mesmo ponto da direita, ou entrar num loop AVVAVVAVVAVVAVVAVVAVVAVVAVV.. isso quer dizer que AVVAVVAVV nem sempre leva ao ponto amarelo, como a solução propõe.
Olá novamente Ricardo!
Primeiro, A= "linha azul" e V = "linha vermelha" ? Veja se o loop é o que está esboço da figura logo acima! Se for, o loop não passa pelo ponto verde!
ah viajei muito. esqueci que os caminhos tem sentido único. desculpa aí, pode apagar meus comentários :D
Ufa!!! Estava preocupado pq não entendia o que vc queria dizer... Mas é claro que não vou apagar os comentários! Dúvidas são bem aceitas em qualquer instante. Gostaria que os leitores postassem dúvidas, críticas, sugestões, etc, mas não consigo "arrancar" comentários dos leitores.
e qual é a resposta do problema ??
Olá!
O artigo com a resposta para o problema ainda não foi publicado! Assim que isso ocorrer, tentaremos uma cópia (legal!) e colocaremos aqui à disposição dos leitores. Sem querer desmerecer de seu conhecimento em matemática, mas a formulação mais geral do problema não é nada simples de entender. Então já dá pra imaginar a solução...
Abraços,
Francisco
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
Postar um comentário