terça-feira, 1 de abril de 2008

Aulas de Matemática Sem Diploma

23% dos professores, no Brasil, que dão aulas de matemática no ensino médio não possuem diploma de ensino superior, ou seja, completaram apenas o ensino médio. Não acaba por aí: outros 21%, aproximadamente, são graduados em outras áreas, que variam de ciências contábeis a letras. E apenas 20% são formados de fato em matemática. A situação é mais grave nas regiões no norte e nordeste do país: cerca de 36% dos professores não possuem formação superior.

Sou do nordeste e sei muito bem o que isso significa na nossa formação!

Mas vimos nos dados da Saresp, o qual divulgamos aqui também (link), que o ensino público aqui no estado de São Paulo não fica pra trás: 71% dos alunos terminam o ensino médio sem conhecimentos básicos da área. Eles têm dificuldades para realizar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão, além de não conseguirem mensurar grandezas e medidas.

Os dados (do 1º parágrafo) fazem parte de um relatório elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que desde o fim de 2007 assumiu também a responsabilidade pela formação de professores para educação básica. O diagnóstico servirá de base para a elaboração de uma rede nacional de formação de professores, uma das metas do ministro da Educação, Fernando Haddad. O objetivo é formular medidas emergenciais para suprir essa necessidade, com foco também nas áreas de física e química, assim como organizar um sistema de graduação que atraia os jovens para a docência.

Se continuar assim... o que será do ensino básico de matemática nas escolas públicas deste país?

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