quinta-feira, 13 de março de 2008

Concluir o Ensino Médio sem dominar Matemática

Isso está acontecendo com mais 95% dos estudantes do Ensino Médio de SP.

Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 apontam que 95,7% dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de educação não têm domínio sobre o conteúdo de matemática. Os resultados mostram que 71% desses estudantes estão com notas abaixo do nível básico - o mínimo exigido na avaliação.

Os resultados da avaliação de 5.207 escolas do estado foram divulgados nesta quinta-feira (13) e preocupam a secretaria de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que anunciou um plano emergencial de intervenção nas cem escolas com os piores resultados e também na recuperação intensiva desses estudantes para tentar reverter o quadro.

Segundo a secretária estadual de Educação, Maria Helena, os resultados de matemática para os alunos do ensino médio estão muito insatisfatórios e extremamente preocupantes. Ainda segundo ela, a partir do dia 2 de abril as escolas vão começar o processo de recuperação (reforço parelelo) com prioridade voltada para o ensino de português e matemática. Além disso, a secretaria também vai preparar cursos para capacitação intensiva dos professores que ensinam matemática na rede pública, em entrevista ao portal G1 (onde você pode conferir a reportagem na íntegra!).

A tabela a seguir mostra uma comparação destes resultados com o do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005.

Nenhum comentário: