segunda-feira, 14 de abril de 2008

Probleminha da Semana - 2

Antes de enunciar o probleminha da semana, daremos um esboço de uma possível solução para o da semana passada (veja o enunciado aqui). Apenas um leitor (Filipe) postou uma "solução" em 'comentários'. Esta está corretíssima, faltou apenas ler o enunciado novamente para concluir seu raciocínio:

Sejam x e y os tais número reais positivos. Então xy = 1 e x - y = 1. Isolando x na segunda equação e substituindo-o na primeira, temos que y² + y - 1 = 0. Resolvendo esta última equação (do 2º grau), encontramos os seguintes valores para y:

y = (-1 + √5)/2 ou y = (-1 - √5)/2.

Como estamos assumindo que x e y são números reais positivos, tem-se claramente que y = (-1 + √5)/2. Logo, x = (1 + √5)/2, que é o "conhecido" número de ouro. Assim, como x é o número de ouro e y é o seu inverso, temos (pelo post abaixo!) que

x³ = x² + x = (x + 1) + x = 2x + 1

e
y³ = y - y² = y - (1 - y) =
= 2y - 1 = 2(x - 1) - 1 = 2x - 3.

Portanto, x³ - y³ = (2x + 1) - (2x - 3) = 4.

Probleminha (Enunciado)

Considere um paralelogramo PQRS com as seguintes propriedades: PQ = RS = 8 cm ; QS = 10 cm ; um ponto F sobre o segmento RS que dista 5 cm do vértice S ; T ponto de intersecção dos segmentos PF e QS. Determine a medida dos segmentos TS e TQ.

> Tentou resolver e não conseguiu, veja uma solução aqui!

Nenhum comentário: