domingo, 7 de setembro de 2008

Como resolver problemas matemáticos

Encontrei um "artigo" interessante sobre o livro 'Como resolver problemas matemáticos - Uma perspectiva pessoal - Terence Tao'. Veja um trecho:

"(...) Numa entrevista que deu em 2006, Tao afirmou: “Quando eu era criança, tinha uma ideia romântica da Matemática, a ideia de que os problemas difíceis eram resolvidos em momentos ‘Eureka’ de inspiração.” Depois, acrescentou: “Hoje, comigo, é sempre assim: ‘Vamos tentar esta ideia. Isso leva-me a algum progresso, ou então não funciona. Agora tentemos aquilo. Oh, há aqui um pequeno atalho.’ Trabalhamos durante tempo suficiente e, a certa altura, conseguimos progredir num problema difícil entrando pela porta das traseiras. No final, o que normalmente acontece é: ‘Olha, resolvi o problema.’” É este tipo de atitude e de estratégia que está presente logo no primeiro capítulo do livro.

Os problemas que Tao analisa ao longo desta obra são do tipo dos que se encontram nas Olimpíadas de Matemática: são elementares no que se refere ao nível dos conhecimentos matemáticos necessários, mas exigem reflexão e engenho para a sua resolução. Com grande clareza, Tao explica como resolver os problemas seleccionados, discute estratégias, exemplifica truques comuns. Depois inclui, como exercícios, problemas que o leitor pode e deve experimentar por si mesmo.

O público para um livro destes é formado por quaisquer pessoas, em particular jovens, que gostem de Matemática e estejam dispostas a fazer algum esforço mental. Essas pessoas achá-lo-ão interessante, útil e formativo.

Esqueça o leitor que o autor deste livro tinha 15 anos quando o escreveu. A idade não é importante para a Matemática. Esqueça também tudo o que sabe sobre o passado de “criança-prodígio” do autor. Os raciocínios podem ser os os mesmos para todos. Concentre-se apenas na Matemática. (...)"

Link para o artigo completo (vale a pena!!!).

2 comentários:

Anônimo disse...

eu odeio matematica;por que é muito chato

otaviana disse...

Gente sera que alguém, me ajuda nesses problemas de matemática? esses problemas foi dado em um concurso publico em Ipatinga Minas Gerais ..

1 Ao realizar compras em um supermercado,José coloca em uma caixa dois quilos de batata e quatro quilos de laranja.Passa na sua mãe e deixa metade de suas compras e leva para sua casa 1quilo de batata e 2 quilos de laranja,num total de

A( ) 3 quilos
B( ) 4 quilos
C( ) 5 quilos
D( ) 6 quilos

2-No futebol a cada vitória soma-se 3pontos e a cada empate soma-se 1 ponto.Um time jogou 10 partidas e conseguiu 15 pontos com o menor numero de vitórias possível.O numero de vitórias e empates,respectivamente,é

A( ) 5 vitórias e nenhum empate
B( ) 4 vitórias e 3 empates
C( ) 3 vitórias e 6 empates
D( ) 2 vitórias e 9 empates

Gente pro favor me ajude quero entra com um recurso tenho que achar duas resposta para esses problemas tenho 2 dias.

já agradeço