quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Antes de tudo, ensine Matemática

Jornal: The Washington Post
Seção do Jornal: Seção Caderno de Ciência
Data de publicação: Segunda-Feira, 30 de Julho de 2007
Título: Antes de tudo, ensine Matemática
Título Original: First, Do the Math
Autor: Rick Weiss
Tradução: Antonio Caminha (o qual também acrescentou um comentário sobre o tema.)
Publicado em: http://www.sbm.org.br/
O artigo original pode ser encontrado aqui.

Texto do Artigo:

Pesquisas sugerem que o debate sobre qual ciência, dentre física, química ou biologia, deva ser ensinada primeiramente no ensino médio se desvia do ponto central.

Ao invés de se preocuparem sobre em que ordem ensinar as três principais ciências escolares, os educadores deveriam se concentrar em ensinar Matemática, posto que esta ciência prepara melhor os estudantes para que, uma vez admitidos na universidade, se saiam bem em todas as demais.

Pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade da Virgínia analisaram as notas de mais de 8000 estudantes do ensino médio que fizeram cursos introdutórios de biologia, química e física em 63 faculdades e universidades americanas. Eles também examinaram quão bem preparados para tal esses estudantes foram no ensino médio.

Na edição de sexta-feira da Science, o time de pesquisadores relatou que os estudantes que estudaram mais biologia no ensino médio tenderam a excelência em biologia no ensino superior, mas isso não contribuiu nem mesmo para uma mínima melhora em seus desempenhos em química ou física. Da mesma forma, aqueles que estudaram mais química no ensino médio saíram-se muito bem nos cursos universitários de química, mas não particularmente nos de biologia ou física. O mesmo padrão também se manteve para física.

O que de fato ajudou os estudantes a saírem-se bem em todas as disciplinas superiores de ciência foi terem feito um curso avançado de matemática no ensino médio, continua o relatório. Tal conclusão faz cair por terra a crença comum de que treinamento em matemática não é particularmente importante ou útil para o estudo de biologia.

O fato de que o estudo de cada ciência incrementou o desempenho dos universitários somente no que concerne aquele assunto específico lança dúvidas, continuam os autores, sobre a idéia de que uma mudança na ordem tradicional biologia, química, física no ensino médio tenha qualquer impacto sobre o seu desempenho no ensino superior.

Comentários do tradutor: a experiência dos quase 30 anos de programas de olimpíada de matemática em escolas cearenses corrobora, a meu ver, os resultados do estudo relatado no artigo acima. De fato, em conversas com vários ex-alunos e colegas de ensino médio, hoje profissionais formados nas mais diversas áreas do conhecimento e que freqüentaram regularmente aulas preparatórias de olimpíada de matemática, ouvimos dos mesmos, invariavelmente, que o que mais os ajudou na continuação dos seus estudos foi o fato de terem tido uma formação bastante solida em matemática, a qual é também invariavelmente atribuída às olimpíadas de matemática. De fato, poderíamos grifar, nas listas de premiados em olimpíadas de matemática regionais ou nacionais no Brasil, os nomes daqueles estudantes que são agora doutores em Matemática, Física, Química, Economia, Medicina, Biologia e nas mais diversas Engenharias, atuando aqui ou no exterior. A lista é espantosamente grande!...

Nenhum comentário: