segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Discurso Radiofónico de David Hilbert

(Koenigsberg, em 8 de Setembro de 1930):

"O instrumento que serve como intermediário entre teoria e prática, entre pensamento e observação, é a Matemática. Ela constrói a ponte de ligação e consolida-a permanentemente. Daqui resulta que toda a nossa cultura contemporânea, na medida em que assenta na compreensão e domínio da Natureza para fins práticos, encontra os seus fundamentos na Matemática.

Já dizia Galileu: "Só pode compreender a Natureza quem esteja familiarizado com a sua linguagem e com os sinais com que ela nos fala". Ora, esta linguagem é a Matemática e estes sinais são as formas matemáticas..

Kant afirmou: "Mantenho que, em cada ciência particular, só se encontra conteúdo propriamente científico na medida em que tenha conteúdo matemático".

De facto, não se domina uma teoria científica enquanto ela não for descascada e reduzida ao seu núcleo matemático. Sem matemática, a astronomia e a física de hoje seriam impossíveis. Estas ciências, nas suas partes teóricas, dissolvem-se completamente na Matemática. É a elas, bem como a numerosas outras aplicações, que a Matemática deve o apreço de que desfruta junto do grande público. (...)" Discurso Completo aqui!

Fonte.


Nenhum comentário: