terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Unesp x Zona Leste

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) planeja criar um centro de educação profissional e de ensino médio na Zona Leste de São Paulo. O projeto foi entregue ao Governador (de São Paulo) José Serra no dia 20 de dezembro de 2007. O modelo propõe a criação de cursos de ensino médio, profissionalizantes e de tecnólogos, com estruturas curriculares flexíveis. A idéia é atender cerca de 15 mil estudantes por ano, preferencialmente jovens da região, que poderiam, mais tarde, ingressar em cursos superiores da Unesp sem a necessidade de prestar vestibular, desde que, é claro, tenham bom desempenho escolar.

A Zona Leste de São Paulo tem cerca de 4 milhões de habitantes e, desde 2005, abriga uma unidade da Universidade de São Paulo, a USP Leste. "Um projeto de inclusão social precisa começar antes do vestibular", disse o reitor da Unesp, Marcos Macari, ao jornal Valor Econômico, ao explicar a decisão de investir no ensino médio.

Entre os cursos profissionalizantes destacam-se os de agente de turismo, automação e controle, eletrônica, mecânica, desenho e hotelaria. O Centro de Educação Profissional da Unesp está orçado em R$ 273 milhões para a fase de implantação, com inauguração prevista em 2010, caso as obras se iniciem neste ano. A aprovação depende de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, que deverá oferecer um terreno de 24 mil metros quadrados no bairro de Itaquera para a construção do campus, e com o governo do estado, para a liberação de recursos.

A Unesp tem experiência no ensino médio, com colégios técnicos em Bauru, Guaratinguetá e Jaboticabal, todas localizadas no estado de São Paulo.

Fonte:
Revista Pesquisa FAPESP, Fev 2008 - nº 144

Nenhum comentário: