segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Salas de Aula de Lata em SP

Escolas estaduais de SP vão retomar aulas com 36 salas de lata.

A rede estadual de ensino volta às aulas na segunda-feira, dia 18/02, com 36 salas de lata ainda em funcionamento. Seis dessas classes vão atender alunos de duas escolas estaduais que ficam no extremo sul da cidade de São Paulo. A informação é confirmada pela Secretaria Estadual de Educação. Segundo professores e pais de alunos, essas salas esquentam demais no calor e gelam no inverno.

Chamadas pela pasta como salas ‘padrão Nakamura’ - referência ao nome do fabricante -, essas classes de lata foram construídas com estruturas metálicas pré-moldadas na gestão Mário Covas, em 1998. Em 2003, o governo do estado prometeu que todas seriam substituídas até julho daquele ano.

Luiz Cláudio de Lima, diretor estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), afirma que as salas de lata são um problema não só para o aluno, mas para o professor. “Além de muito abafadas no calor e muito frias no inverno, elas têm pouco isolamento acústico. Se começa uma movimentação na sala ao lado, fica difícil para o professor conduzir sua aula.”

O plano de metas para a melhoria da educação no estado de São Paulo, anunciado pelo governador José Serra em agosto do ano passado, prevê a extinção das escolas padrão Nakamura até o final de 2010. A Secretaria Estadual de Educação informou na última sexta-feira (8) que as 36 salas padrão Nakamura que restam na rede estadual de ensino serão substituídas ao longo deste ano.

Fonte: G1-SP-Educação

Nenhum comentário: