domingo, 22 de julho de 2007

Mais Sobre Euler...

Achei interessante o artigo "Princípio da ação mínima - Antônio Zumpano" publicado na Revista Ciência Hoje, v36, março de 2005, sobre o Matemático suíço Leonhard Euler e assim resolvi postar aqui um trecho deste. Caso se interessem, podem encontrá-lo de forma integral no link logo abaixo. Divirtam-se!

"Maior nome da matemática do século 18, o suíço Leonhard Euler(1707-1783) pavimentou as bases do cálculo, criado no século anterior por mentes guiadas mais por intuição física do que por um pensamento matemático rigoroso. Em 1755, escreveu um importante tratado sobre o cálculo diferencial, Instituições do cálculo diferencial, e lançou mais tarde, em três volumes, um estudo sobre o cálculo integral (Instituições do cálculo integral). Nessas obras e em todas as demais que produziu, procurou dar ao cálculo um tratamento estritamente analítico, eliminando o apelo geométrico e apoiando-se na estrutura algébrica (aritmética) dos números. Abria assim caminho para um ramo da matemática que, a partir daí, é chamado de Análise: estudo dos processos infinitos por meios aritméticos. Em 1748, havia escrito um tratado em dois volumes com essa abordagem analítica, Introdução à análise do infinito, a primeira apresentação conexa dos processos variacionais. Além disso, foi responsável pela extensão do cálculo, retratada nos estudos do princípio da ação mínima."

Clique aqui para ler o texto Completo.

PS.: Há também um outro artigo publicado em 13/04/2007 na mesma revista, intitulado "Um mestre para todos nós - João Gabriel Rodrigues". Leia-o aqui.

Nenhum comentário: